Gramado – São poucos desfiles na Fenin Fashion Gramado, é um evento de negócios, com pouco tempo para paradas de platéias e modelos. Um destaque é para a Puccini, marca com coleções masculinas e femininas, de cardigans a casacos 7/8, que produz dois desfiles em torno do seu espaço no Serra Park, o pavilhão onde se realiza a Fenin. Vale ver o looks montados, que realçam as peças – atenção aos tweeds e à variedade de comprimentos nas saias. Para os homens, muita bermuda, colorido em torno dos neutros e invernais pretos e cinzas. Estampa de ruínas desérticas traz os tons de amarelo para o inverno da Puccini.

Casaquinho de tweed e saia pregueada, no desfile da Puccini (foto Liane Neves)

 Na vitrine da Puccini, a sugestão do tweed clássico com o jeans básico

Uma constante na Fenin é a fofice. Muitas marcas exibem suéteres com figuras de ursinhos, tanto na ala de moda como no Salão de Lingerie, que faz parceria com a Fenin. Pijamas com figuras de famílias de ursos são sucessos nas mesas de vendas. Na Juliana Godoy os ursos estão nas cabeças das bonecas de vitrine.

Bonecas com cabeças de ursinhas na marca mineira Juliana Godoy

_ Nossa moda é fofa, todo mundo gosta de bichos, decidimos usar os ursos no nosso espaço – contou Leila Barrel, designer da marca, enquanto a própria Juliana mostrava e vendia suas belas peças de tricô para os lojistas. A Juliana Godoy é de Monte Sião, Minas Gerais. E desmonta a imagem do tricô tradicional daquela região, que se imagina só de pontos grossos e roupas de bebê. Nada disso: a coleção da loura Juliana inclui blusas de tricô com entalhes de renda, alfaiataria com tule no decote das costas, e  principalmente uma linha chamada de vesteleg  _ são suéteres amplas e longas, que cobrem o bumbum e disfarçam os quadris larguinhos.

E mais: Gramado está superlotada de turistas, uma alegria pelas ruas de manhã à noite. Quem vem trabalhar na Fenin não tem tempo de conhecer o Snowland, o galpão nevado, me disseram que a temperatura interna é de cinco graus negativos. Tô fora! / o hotel da imprensa é ótimo, novinho, lindo. Piso de visual madeira até no banheiro, paredes pretas (como gosto) e bom gosto por todo lado. Nome: Cercano, pertinho da rua principal e dos bancos. Só que saímos antes das 10 e só voltamos à meia-noite…