Uma das faces mais admiráveis da moda é a originalidade. Sem diferença de marca industrial ou um pequeno ateliê, sempre haverá lugar para uma surpresa, um toque inesperado em uma peça.

Esta qualidade está presente nas propostas da Bianca Gibbon, marca carioca que tem surpreendido com suas coleções. Discreta, elegante, sem fazer muito barulho, começou criando roupa infantil para meninas, desde 2013 partiu para a moda feminina. Poderia ter se acomodado no produto puramente comercial, vendendo na butique de Ipanema.

Só que não. De seis em seis meses lança coleções, convoca clientes e comunicadores para mostrar as novidades. Tem tema, cartelas, campanha, tudo certo, nos protocolos da moda.

Verão 2020

Pela segunda vez Bianca escolheu o Mimolette, restaurante afrancesado na rua Garcia d´Ávila, para contar das ideias para o verão 2020. A própria já adiantava o pink, demonstrando que é uma cor que nem sempre tem o trauma de ser referência da Barbie: estava linda, chamando a atenção. O tema também mais uma vez se refere a ícones franceses. Desta vez, a Orla Bardot, de Búzios, deu margem a camisetas listradas em cores fortes com expressões em francês, como À la Plage, Soleil,  algumas influências navy e desenvolvimento de tecidos e estampas tiradas de clássicos dos tempos de sucesso de Brigitte Bardot, como o xadrez vichy e a Toile de Jouy

Tecidos de conforto

A mistura de seda, viscose e rami ou o linho com viscose e as laises que chegarão até o fim do ano fazem a diferença na coleção. Principalmente a Toile de Jouy revisitada, com desenhos que lembram a orla da praia. No lugar das tradicionais paisagens campestre, de damas no balanço ou de piqueniques nos bosques europeus, a estampa reúne corais, conchas, veleiros, a escultura da Brigitte, pescadores, em preto e branco. Com ela, Bianca lança calças, saias e vestidos longos. No almoço de lançamento distribuiu grandes lenços neste padrão _ o meu, devidamente transformado em saia amarrada sobre uma legging preta. Lu Bittencourt, colega jornalista no evento, logo amarrou o dela na alça da bolsa. 

Novos rumos

Se Bianca sabe vestir e convencer do valor de suas roupas, como fez com o rosa pink, ela agora também comemora o sucesso das coleções recentes com a filha, que influencia as amigas. “É uma turma jovem, que incentiva a criar decotes mais ousados e modelagens diferentes” . Outra consequência, o número de cinturas clochard, que vestem muitos tamanhos e idades.

Mais uma atitude nova, coerente com estes tempos: acaba o catálogo impresso. As belas fotos da campanha, feitas em Búzios e o look book estão disponíveis no <biancagibbon.com.br>. E a coleção começa a chegar na butique da Galeria Ipanema 2000 (rua Visconde de Pirajá, 547, esquina da Aníbal de Mendonça). 

Em resumo: desde que acompanho o trabalho da Bianca, quando ainda era na galeria 444 de Ipanema, esta é a sua melhor coleção. Tem a tal originalidade, sem deixar de dar vontade de vestir, de ser comercial.

A modelo do look book é Bruna Daut, fotos do Alex Santana. A campanha foi fotografada pelo Jeff Porto