O café da manhã no Fasano abriu oficialmente o evento Veste Rio, programado para celebrar (e vender) a moda e o lifestyle cariocas na recém renovada Marina da Glória em maio. Daniela Falcão, com belo vestido estampado Balenciaga (ainda da fase Nicolas Ghesquière, acrescentou) e sandálias Valentino, deu o recado todo, praticamente sozinha, na maior animação. Ao lado, completando informações, estava Sergio Abdon, gerente do setor de projetos especiais do Globo, entusiasmado com os resultados obtidos por eventos de Design e Gastronomia, produzidos também no Rio. O contato com os possíveis participantes conta com a agenda da Flavia Martorelli, que já trabalhou no Fashion Business e na edição carioca da Fenin.

Bonito, né? Este visual do Dois irmãos serviu de fundo para o lançamento do Veste Rio no rooftop do Fasano, com a piscina infinita

O Veste Rio dá a partida com algumas qualidades essenciais a um evento: primeiro, a fórmula de salão de negócios, criada por Eloysa Simão como Fashion Business. E em segundo, o poder de comunicação das empresas Globo. A garantia de cobertura maciça no caderno Ela e na revista Vogue e respetivos canais digitais pode segurar pelo menos a ação de vitrine para os 100 expositores esperados como participantes.

Daniela Falcão anunciou origens, conceitos e propostas do Veste Rio. Ao fundo, à esquerda, Flavia Martorelli, que faz a interface comercial com os participantes e à direita, Mara MacDowell, que pretende participar do evento

Uma novidade para quem vive de olho comprido nos eventos de moda é o lado aberto ao público. O outlet com coleções à venda no varejo, as palestras e as festas com modelos e celebridades serão abertos a este povo adepto da moda

Além do aspecto festivo do lançamento, com destaque para os croissants que passavam em tentadoras bandejas e para a vista da piscina infinita para o Morro Dois Irmãos – uma paisagem mais cool do que o tradicional Pão de Açúcar – vale lembrar da presença de grifes como Mara Mac, Farm, Mary Zaide, Armadillo, Afghan, Francesca Romana Diana, Rosana Bernardes, Tomas Azulay, Eclectic e das assessorias mais antenadas, como a Fashion, BT, Canal A, Wiled, TNT e mais Kika Gama Lobo, sempre importante, esteja onde estiver trabalhando.

Ainda há a questão urgente: o Brasil ou o Rio tem compradores e participantes para tantos eventos? Segundo Daniela, “O Minas Trend é para moda festa; a SPFW lança tendências, e quanto mais eventos, melhor. O ideal seria que o primeiro Veste Rio fosse a edição de inverno, em outubro. Mas as marcas precisam vender agora, o outlet será um bom ponto de venda e vai enquadrar o evento no sistema seenowbuynow, que está em discussão no mundo”. Este é o sistema que lança a novidade e já tem peças para vendas no varejo.

Sergio Abdon citou como exemplo de sucesso dos Projetos Especiais o Rio Gastronomia. “Começamos há quatro anos, com seis mil pessoas circulando. Em 2015 foram 70 mil pessoas! Todo evento tem um tempo de maturação: a cada final de edição nos reunimos e discutimos o que pode ser melhorado”.

Os contratos devem ser fechados até dia 15 de abril. O Veste Rio será de 11 a 13 de maio, na Marina da Glória. O menor estande mede 20 m2, há possibilidades de menores, com 15m2 para quem expõe bijuterias e acessórios. Para participar, o custo será de R$ 500 o metro quadrado.

E mais / eventos são sempre bem-vindos, principalmente neste momento de economia fraca no país e empresários desanimados / só fica uma dúvida: o fato de ter um grande veículo na curadoria, prometendo cobrir cada passo dos acontecimentos pode esvaziar a cobertura dos outros veículos. Ou não? Talvez o lado mais crítico fique por conta destes não-envolvidos diretamente. Vamos ver o que acontece na prática. Ninguém negaria o poder dos milhões de seguidores de um instagram como o da Vogue, claro. Nem a força financeira de uma Fecomércio, patrocinadora do Veste Rio / vamos aguardar o lançamento do outro evento, o Rio Moda Rio, liderado por Carlos Tufvesson, Calainho e a equipe da Dream Factory, que produz o Rock in Rio / um último aviso: marcas de outros estados podem participar do Veste Rio, venham muitas!