Sabem quando dá vontade de ir para um lugar, só de ouvir falar ou de ver uma imagem? Hoje deu esta vontade, não só de ir para a Alemanha antes do Natal, como de praticamente morar lá no ano que vem, vagando em 10 cidades diferentes, em busca de festas e eventos.

Dorothea Niestert e Margaret Grantham, anfitriãs do evento das Cidades Mágicas

A culpa deste frenesi germânico foi do evento-brunch que lançou os roteiros de 10 Cidades Mágicas ponde acontecem os mercados/feiras de Natal. Dorothea Niestert, diretora gerente das tais Cidades veio de Frankfurt para apresentar o sonho natalino, juntamente com Margaret Grantham, brasileira, diretora da representação de marketing do Centro de Turismo Alemão. O local escolhido não podia ser mais natalino, a sala de jantar da Casa Julieta de Serpa, no Flamengo. Uma mesa linda, com talheres de vermeil, arranjos de buganvílias vermelhas, lustres de cristal; bufê com panquecas de brie, camarões, torradas fininhas, doces maravilhosos.

Mesa do brunch na Julieta de Serpa

E as histórias? Bom, pra começar, Margaret avisou que já começou o Carnaval em Colônia! Todos se fantasiam, e ninguém entra nos bares sem ser devidamente vestido da maneira mais doida e colorida. Quanto aos mercados de Natal, é uma euforia de doces, biscoitinhos, pães, bonecos de madeira, velas lindas, muita luz, vinho quente, música. Dresden tem a fama de ser a mais bonita, onde se encontra o Christstollen, pão vendido no Striezelmarkt. Munique tem presépios nas ruas; em Colônia, eles ficam dentro das igrejas. Em Hamburgo (cidade de Karl Lagerfeld e Jil Sander), no mercado de St Pauli só entram maiores de 18 anos, porque na rua, normalmente da luz vermelha, há stripteases femininos e masculinos até o dia seis de janeiro!

Mercado de Natal no Römerberg, em Frankfurt 

A feira de Natal, em frente à Igreja de Nossa Senhora, recentemente reconstruída, em Dresden

Hamburgo, com a ambientação natalina, perto do porto 

As Cidades Mágicas são: Nuremberg, Colônia, Stuttgart, Leipzig, Hamburgo, Dusseldorf, Munique, Dresden, Hannover, Frankfurt.

Berlim é outro caso:para mim, não é a Alemanha – assim como New York em relação aos Estados Unidos.

Ainda não deu vontade de ver o Papai Noel voando no trenó em Dresden? Ah, fiquem sabendo que a Margaret e a Dorothea não pararam por aí: elas anunciaram a agenda de eventos principais de 2016, que vai entrar em detalhes na edição da Almost Paper deste mês e na agenda aqui do site. Só para dar uma ideia, em 29 de janeiro se realizará o Baile da Ópera, em Dresden: os convidados se dividem e valsam dentro do prédio da Ópera e também do lado de fora, quando o espaço interno ficar lotado.

Vamos criar coragem para enfrentar as turbulências européias, voar no jumbo da Lufthansa e curtir as celebrações alemãs.

Fotos Ines Rozario (Julieta de Serpa), Christian Borrmann (banner Dresden)