Poucos sabem apresentar uma coleção de forma performática como a dupla Viktor&Rolf. No lançamento da Alta Costura, em Paris, no Palais de Tokyo, as modelos vestiam quase-esculturas com versões cubistas e surrealistas de rostos. Segundo os criadores, a escultura era humanizada e as modelos, esculpidas. Tudo ao som do Radiohead (amo!) em versão de um coral para Creep.

Só que temos mais um detalhe genial: esta coleção, tão próxima da arte, é composta basicamente por camisas, vestidos e túnicas de corte polo de piquê altamente tecnológico, branco. Como acessório, sapatos Doctor Martens. A dupla holandesa é muito inteligente, supera as fronteiras da moda, mas cria roupa de verdade, em meio às performances.

 

 

 

 

Vejam o video do desfile em:

https://www.dropbox.com/sh/rcx3yv3u9nqcwko/AAB-hRtePthFoRsxWf2J1QJDa?dl=0

E mais: no Brasil, este estilo performático, sempre com uma mensagem a mais, é desenvolvido pelo Ronaldo Fraga / Dr. Martens é o sapato inglês super resistente, masculino, de amarrar, com solado grosso. Diz a lenda que foi inventado por um médico inglês que tinha que sair pelas madrugadas chuvosas, atendendo doentes. A loja principal fica em Londres, em Covent Garden

Foto Peter Stigter