Vila Romana tem 65 anos de marca. Já representou a moda masculina de Pierre Cardin (com tanto sucesso, que o próprio Cardin veio conferir o trabalho) e Yves Saint Laurent nos anos 1980. Há 15 anos a marca foi para o controle de um grupo, que tratou de reposicionar as linhas.

Esta história foi contada em almoço no Rubaiyat, no Jardim Botânico, pela Rita Coelho, responsável pelo marketing da empresa.

_ A Vila Romana foca na roupa para o trabalho. Temos o terno, tanto em modelagens slim como mais amplas. Mas temos a calça e camisa, as polos com uma pegada moderna. E também camisas e bermudas, já que muitos profissionais liberais trabalham com este tipo de look. Mais a linha completa de acessórios, de cintos até malas, passando pelas gravatas de crochê, em novas releituras de styling – contou Rita, que faz questão de lembrar que a Vila Romana não é uma marca paulista, ela tem um DNA com algo de carioca. No Rio, já são cinco lojas, com perspectivas de inaugurar outras, dependendo da pesquisa de pontos. Poderia ser na zona sul ou no centro da cidade…

A antiga fábrica na Via Anhanguera virou o centro de logística e administração; a produção sai de três plantas no Nordeste, em João Pessoa e no Sergipe. O logo foi modificado pelo escritório da Ana Couto Branding. E uma pesquisa entre os clientes revelou que eles não se identificam com visuais vistos em modelos ou nas passarelas.

Ai, vem outra inovação interessante, que valeu o encontro organizado pela Ana Andreazza, da Fashion Assessoria. Rita pegou seu iPad (sim, andamos com estes devices nas bolsas, hoje em dia. Depois fico invocada porque minhas bolsas rasgam, furam, se acabam) para mostrar a campanha feita com um cara não-modelo.

Victor Collor escolheu camisas de look jeans, coletes e calças dentro da coleção Vila Romana 

_ Foi o Victor Collor de Mello, filho da Thereza Collor, cunhada do ex-presidente. Ele é culto, educado, circula na cidade, edita o jornal Vic & Co. Post, distribuído em points paulistanos. Victor entrou no showroom da Vila Romana e escolheu as peças que usaria, o jeito de montar os looks. Indicou as locações, lugares que frequenta normalmente. Christian Gaul fotografou.

E assim o belo Victor deu o toque de lifestyle proposto pela Vila Romana.  A campanha se chama Protagonista de sua História. Muito bom, bem de acordo com o jeito do brasileiro consumir moda.