Gentê! Em pleno domingo de sol de inverno, vi as fotos da Andrea D’Egmont no site, mostrando as vitrines de Tóquio. Lembrei que gosto das lojas japonesas pelo mundo!

 

Impossível não bater ponto na Uniqlo, seja em Paris, Nova York, Londres. A simplicidade típica dos japoneses, com qualidade e longevidade foi ideia do Tadashi Yanai, atual CEO da empresa. Uma das melhores é do shopping Quatre Temps, na Défense. A primeira em Paris foi na Rue Scribe, perto das Lafayettes e Printemps e do Palais Garnier. Mas esta acho confusa, cheia de escadas, corredores estreitos. Em Nova York, na Quinta Avenida, dá até para tomar um café do Starbucks no subsolo da lojona perto do Central Park. Adoro os cashmeres de algodão _ pena que as traças também gostam…

 

Mais simples ainda, com um estoque que vai de lápis de cor a utensílios de cozinha, a Muji foi uma das primeiras redes japas a se aventurarem na Europa. Já teve uma no Caroussel do Louvre, agora achei outra perto do Forum des Halles. Fundada na década de 1980, investe no consumo sóbrio e minimalista

O melhor de tudo: abriu uma Miniso no BarraShopping! Fundada pelo japonês Miyake Junya e pelo chinês Ye Guofu em 2013, aposta no simples e barato, com charme. Tem que ver os miniguarda-chuvas! O Miyake estudou no Bunka Fashion College, equivalente às escolas londrinas de design. Um detalhe impressionante: a Miniso abre de 80 a 100 lojas por mês!