Prova de um dos figurinos de tule e renda do balé Bolero, de Ravel

Uma forma diferente de fazer Alta Costura: pela primeira vez, Riccardo Tisci, diretor de criação da Givnechy, trabalhou com os ateliês de figurinos da Ópera de Paris, no Palais Garnier, na confecção dos trajes dos bailarinos do Bolero de Ravel.

Ele comenta:

“ Todo designer sonha em criar figurinos para bale. Já havia sido procurado antes por outras grandes casas de ópera, mas não me sentia pronto. Desta vez, senti que era o momento de dizer “sim”, por muitas razões.

Primeiro, por ser italiano, fico orgulhoso por ter sido convocado por Brigitte Lefevre, diretora de dança na Ópera de Paris, o maior teatro do mundo, um ícone da cultura francesa. Em segundo lugar, por ser o Bolero. O projeto é incrível por ser feito por um grupo de pessoas talentosas, desde a cenografia de Marina Abramovic até a coreografia de Sidi Larbi Cherkaoui e Damien Jalet.

O Bolero é intensidade. A música tem uma sensação intense. Queria que os bailarinos se sentissem nús, de alguma maneira. Os figurinos expressam dois lados meus: sombras e romantismo. Os dançarinos usam macacões de tule nude bordados com renda branca, formando um esqueleto. Eles perdem várias camadas quando dançam, como os animais e as flores, que perdem pétalas ou peles. Eles se tornam esqueletos, fortes e frágeis ao mesmo tempo”

Criação:
–        Conceito:        Sidi Larbi Cherkaoui & Damien Jalet & Marina Abramovic
–        Coreografia:        Sidi Larbi Cherkaoui & Damien Jalet
–        Cenografia:        Marina Abramovic
–        Figurinos:        Riccardo Tisci
–        Bailarinos:        Marie-Agnès Gillot
Aurélie Dupont
Jérémie Bélingard
Vincent Chaillet
Muriel Zusperreguy
Marc Moreau
Alice Renavand
Alexandre Gasse
Letizia Galloni
Daniel Stokes
Adrien Couvez
–        Ballet de l’Opéra national de Paris, diretora de dança:        Brigitte Lefèvre